O Projeto Ekopolitan

O Projeto Ekopolitan: histórias de migrantes e genealogias familiares de Lagos dos séculos XIX e XX

O Projeto Ekopolitan é um arquivo de documentos históricos sobre comunidades migrantes em Lagos na África Ocidental nos séculos 19 e 20. O projeto é dirigido pela Prof. Dra. Abosede George, nativa de Lagos e professora de História Moderna da Africa na Barnard College e na Columbia University em Nova Iorque.

Começando no início de 1800, a cidade de Lagos recebeu indivíduos migrantes, famílias e grupos das Américas, do Caribe, de outras áreas de cultura Ioruba, África Ocidental e além. Os migrantes trouxeram suas histórias, línguas, crenças e ambições. Juntos aos Lagosianos modernos e estabelecidos, os migrantes formaram a cultura e a sociedade da cidade.

O Projeto Ekopolitan vai documentar as histórias das comunidades migrantes nos arredores de Lagos nos séculos 19 e 20 através da coleção e digitalização de suas histórias de migração e de documentos particulares existentes. Os arredores de Lagos significam lugares como Abeokuta, Ilesha, Badagry e outras cidades que tinham conexões íntimos sociais, políticos, econômicos e culturais com Lagos nos séculos 19 e 20.

Você está convidado a participar neste projeto. Primeiramente, peço a sua gentileza para preencher o questionário de pesquisa genealógica. O questionário inclui perguntas sobre o  seu contexto familiar, e seu histórico de migração familiar. Os resultados da pesquisa serão utilizados para a realização de um livro acadêmico sobre a história dessas comunidades migrantes.

 

Por que você deve participar

Ao tomar parte do Projeto Ekopolitan, você fará uma contribuição inestimável para o estudo histórico da vida em Lagos nos séculos 19 e 20 que será baseada fortemente no conhecimento de primeira mão dos próprios Lagosians. Registros existentes no Arquivo Nacional da Nigéria, Arquivo Nacional Britânico e outras fontes já contêm informações sobre a vida dos Lagosians bem conhecidos e suas famílias. As histórias e registros de pessoas menos conhecidas e suas famílias irão adicionar à história geral de Lagos durante este período.

 

Se você optar por participar, no final da pesquisa você será perguntado se você gostaria de aumentar suas contribuições para o Projeto Ekopolitan. Você pode optar por aumentar a sua contribuição ao agendar uma entrevista de história oral, ou contribuindo cópias de seus registros de família, incluindo certidões de nascimento, registros de casamento, obituários , fotografias, registros de viagens , recortes de jornais , testamentos, cartas ou correspondências. Todos os registros serão mantidos em um local seguro pela professora George. Após 25 anos, os registros serão doados a uma organização histórico respeitável. Antes que os registros são depositados no arquivo, você será contactado para dar o seu consentimento.

 

Condições de Participação

Riscos – É possível que você pode se sentir desconfortável com algumas das perguntas feitas na pesquisa. Se você não se sentir confortável com alguma pergunta, você não precisa responder.

Compromisso de tempo – A sua participação na pesquisa deve levar cerca de 10-15 minutos.

Compensação – Como um símbolo de nossa gratidão por sua contribuição, iremos fornecer-lhe com uma cópia em formato

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *